Bispo Diocesano, Dom Juarez Sousa, grava vídeo falando sobre a flexibilização das atividades religiosas
- Detalhes
- Categoria: Paróquia N. S. da Conceição
- Publicado: Quarta, 15 Julho 2020 13:20
- Escrito por Venâncio Gomes & Joyce Machado
Com a eclosão e disseminação da Covid-19 no mundo inteiro, inúmeros setores sociais precisaram se adequar às mudanças trazidas por essa nova realidade, visando a diminuição dos casos, e, por consequência, a superlotação dos estabelecimentos de saúde.
Dessa forma, uma das principais recomendações dos órgãos de saúde, mediante às poucas informações acerca do recente vírus, consiste em evitar aglomerações, o que fez com que as instituições religiosas – em decorrência de ser um dos setores onde há uma grande participação de pessoas durante as celebrações – começassem a adotar novas medidas com vistas a evitar a estagnação do processo de evangelização.
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Brasileira-PI, por exemplo, em meio a esse cenário pandêmico, desde o mês de março deste ano se utiliza dos mais variados meios que a tecnologia oferece para que a mensagem de evangelização chegue até aos fiéis, em suas residências. Para isso, ela conta com inúmeros parceiros: OnlineTelecom (fornecedora de Internet), facebook (site Brasileira City e Imaculada Conceição) e rádio Estação FM, através dos quais o povo de Deus pode acompanhar todas as transmissões em tempo real.
No entanto, nos últimos dias, diante da inércia do número de casos da Covid-19 no Piauí, o Governo Estadual resolveu lançar, no dia 07 de Julho de 2020, um Decreto (nº 19.085), que dispõe sobre a retomada gradual das atividades econômicas e sociais, dentre outras deliberações. De acordo com o Decreto, a retomada das atividades religiosas já tem data prevista: dia 27/07.
Sobre isso, o Bispo da Diocese de Parnaíba, Dom Juarez Sousa, gravou um vídeo nesta segunda-feira (13/07), no qual ele fala sobre essa gradativa reabertura. Dentre as recomendações já triviais dos órgãos de saúde (uso de máscara e álcool em gel à 70%, dentre outras) que deverão ser seguidas rigorosamente para a reabertura, o bispo destacou que, nesse primeiro momento, as igrejas deverão funcionar com apenas 30% de sua capacidade. (Cumpre destacar que a Paróquia de Brasileira está vinculada à Diocese de Parnaíba).
No entanto, é importante destacar que a retomada das atividades religiosas só acontecerá mediante à permanência do Decreto estadual acima citado, bem como à estagnação e/ou redução do número de casos de pessoas contaminadas pelo vírus no Piauí.
Aguardemos novas orientações da Paróquia sobre a retomada das atividades em nossa cidade.
Assista ao vídeo do bispo, Dom Juarez, na íntegra.