Escolas Municipais realizam palestras educativas com alunos e famílias

Escolas Municipais realizando palestras educativas

O início do período letivo de 2019 nas escolas da rede municipal de ensino de Brasileira foi marcado pela realização de várias palestras educativas com alunos e seus familiares.


Na Escola Gil Meneses as atividades  foram direcionadas para os alunos envolvendo os  temas "Direitos e Deveres", Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Importância da Família e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social que cedeu seus profissionais como palestrantes, o Assistente Social Christofel Neto e a Psicóloga Dayane.

Turmas: 6º Ano "A", 6º Ano "B" e 8º Ano "A" 

Turmas: 7º Ano e 9º Ano

Turmas: 8º Ano "B" e 9º Ano "A" e "B"


O trabalho ressaltou que conhecer "Direitos e Deveres" desenvolverá as responsabilidades e fortalecerá as relações interpessoais, pois assim se perceberá que os direitos serão garantidos a partir do cumprimento dos deveres e ainda foi amplamente reforçada a importância da participação efetiva da família, para a formação do cidadão consciente, uma vez que a parceria família e escola é fundamental para o sucesso da aprendizagem.


Já a Escola Tia Zaina reuniu os pais para o repasse de informações sobre o trabalho pedagógico desenvolvido na escola, entrega de livros e palestras educativas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, pois as palestrantes foram a Psicóloga Jaira Jucá e a Enfermeira Jéssica.


A Psicóloga enfatizou o valor da participação da família na escola, pois quando a criança percebe o interesse da família por seus estudos ela sente -se valorizada e desenvolve -se com mais segurança. Ela disse ainda que  família e escola  trabalhando o desenvolvimento  dos valores familiares conseguirá uma sociedade com mais justiça e ética.
E ainda durante o encontro foram repassadas informações sobre a Síndrome Mão - Pé - Boca que podem ser transmitida pelo contato pessoal, principalmente entre as crianças. A Enfermeira Jéssica explicou o que é, mencionou os meios de contágio, os sintomas,  ressaltando as medidas de prevenção, principalmente de higiene pessoal e higiene no manuseio e preparo de alimentos e com objetos de uso comum entre as crianças. A enfermeira disse ainda que em qualquer situação de doença a criança deve ficar em casa, ser poupada das atividades escolares, evitando a transmissão para as outras crianças, a família deve procurar o Posto de Saúde para o tratamento adequado e a escola ser comunicada para justificar as faltas.


E a Escola Nova Veneza, no Povoado Piçarra recebeu a Enfermeira Aline Justino, Coordenadora do PSE (Programa Saúde na Escola) que tratou o tema "Cultura de Paz e Prevenção da Violência" citando as várias formas de violência, como  o bullying, agressões verbais e físicas, entre outras. Ela reforçou que é preciso um esforço conjunto para promover a cultura de paz, sendo necessário o envolvimento da escola, famílias, autoridades, gestão pública, igrejas e sociedade, pois a integração é o caminho mais eficaz para combater a violência e "é importante começar pela escola, uma vez que o local atende crianças e adolescentes, sendo um ambiente de boa convivência e respeito às diferenças", frisou a Enfermeira.


Vale destacar que o Secretário Municipal de Educação, Professor Alenildo Melo participou da reunião na Escola Tia Zaina e na oportunidade se pronunciou dizendo:

Alenildo Melo - Secretário Municipal de Educação


"A Educação Municipal está organizada de modo a trabalhar diversos temas nas escolas, com pais e alunos  promovendo reflexões acerca de muitos assuntos, o que garante melhorias no ensino - aprendizagem e a participação da família é de suma importância para o sucesso dos alunos. Queremos aproveitar para agradecer as Secretarias de Assistência Social e de Saúde pela parceria em prol de mais conhecimentos e melhoria da qualidade de vida de nossa população por meio da educação. Verdadeiramente o trabalho em equipe gera melhores resultados. Obrigado a nossos professores pelo empenho e dedicação e aos pais pela confiança em nosso trabalho. Que 2019 seja de muito sucesso para nossos alunos."