Escola Gil Meneses inicia o PNME com Roda de Capoeira

Na última terça - feira(23/04), a Escola Municipal Gil de Sousa Meneses implantou o Programa Novo Mais Educação (PNME). A aula inaugural aconteceu em clima de festa com uma Roda de Capoeira.


A Secretaria Municipal de Educação, buscando meios de implementar novas estratégias educacionais,  atendendo às demandas da referida escola aderiu ao Programa que tem por finalidade melhorar a aprendizagem dos alunos de 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental através do acompanhamento pedagógico das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática e também por meio de atividades complementares envolvendo artes, cultura, esporte e lazer.  Desse modo a Capoeira foi inserida como atividade complementar obedecendo às diretrizes do PMNE e em consonância com o Projeto Político Pedagógico da Unidade de Ensino.


A ação está sob a coordenação dos Capoeiristas brasileirenses Netinho e Íthalo, do Grupo "Escravos Brancos" que durante a primeira aula forneceram informações importantes sobre a cultura em estudo classificando a Capoeira como uma expressão cultural brasileira que proporciona criatividade, contribui para o aumento da auto - estima e favorece a socialização. Os alunos presentes estavam animados e atentos, participando ativamente.

Íthalo - Um dos Monitores


Assim, para a Gestão Escolar a Capoeira atende as necessidades de complementação pedagógica, uma vez que ensina  usando brincadeiras, letras de músicas, instrumentos, coreografias, atividades físicas, defesa pessoal, entre outras, dando sentido à aprendizagem por ser motivadora, trabalhando as diversas linguagens (oral e escrita, a corporal, artística), valorizando a pluralidade cultural.  


E para o Secretário Municipal de Educação, o Professor Alenildo Melo, o PNME veio ampliar as possibilidades de oferecer mais qualidade à educação municipal em Brasileira, "o que vai de encontro às nossas metas, além de garantir lazer aos educandos e fortalecer a educação integral,  fomentando o incentivo à cultura e ao esporte e ainda estimular a cidadania dos jovens monitores, com uma oportunidade de trabalho", pontuou o Secretário.