Escola Nova Veneza em defesa da vida e da cidadania
- Detalhes
- Categoria: Educação
- Publicado: Terça, 30 Abril 2019 21:02
- Escrito por Elisângela Régia
A Escola Municipal Nova Veneza, em parceria com o Programa Saúde na Escola desenvolveu momentos de conscientização sobre a prevenção e combate à proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e chikungunya. A ação foi realizada visando sensibilizar os alunos para a defesa da vida a fim de que, conscientes possam mobilizar seus pais, vizinhos e toda a comunidade para eliminar possíveis focos do mosquito e combater as doenças por ele transmitidas.
As informações foram repassadas pelos professores por meio de conteúdos que demonstram os meios necessários para combater a propagação do Aedes, tanto no ambiente escolar como fora dele através de várias atividades, tais como: desenhos, pintura, brincadeiras, recorte e colagem, caça palavras e figuras, montagem de figuras, produção de frases, confecção de cartazes, oficinas de leitura e produção de textos, entre outras.
Para a direção da escola e professores a execução do trabalho foi proveitosa, pois proporcionou mais conhecimentos, despertou a sensibilização dos estudantes em defesa da vida, combatendo com segurança a proliferação do mosquito e evitando as doenças.
E as reflexões sobre a vida continuaram na Escola, agora tomando por base a Campanha da Fraternidade 2019 que tratou sobre o tema "Políticas Públicas com o objetivo de chamar a atenção dos cristãos para a existência ou ausência de programas do Estado que garantam ao cidadão os direitos previstos na Constituição Federal.
Dentro deste contexto a escola realizou a Via - Sacra, representando a memória espiritual do caminho que Jesus percorreu, de sua paixão, crucificação, morte e ressurreição, ressaltando os problemas sociais como a violência, o desemprego, bullying, depressão, drogas, desvalorização da mulher, entre outros, aproveitando o momento para reivindicar ações que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, como o esporte e atividades físicas, cultura e lazer, pois é preciso fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade.
Para os participantes a atividade foi bastante significativa, pois serviu para compreender melhor os ensinamentos deixados por Jesus que defendeu por amor e até a morte uma vida digna para todos, uma convivência humana com mais harmonia e respeito aos direitos e à justiça. O momento demonstrou a fé e a esperança reforçadas pelo exemplo de vida nova com a ressurreição de Cristo.
E para festejar a Páscoa, a professora Luiza, do 3º ano reuniu seus alunos e num momento de descontração e alegria contou histórias alusivas à data. E após as explanações confeccionaram lembrancinhas tendo como símbolo o coelho e os ovos, que remetem à fertilidade e vida nova, mas ressaltando a principal essência, ou seja, a ressurreição de Jesus que pede um novo nascimento das pessoas, com a mudança de comportamento, estando de acordo com o objetivo da escola que é a melhoria de vida através da educação que visa a formação de cidadãos conscientes, considerando a confraternização, união, solidariedade e respeito ao próximo. No final todos se deliciaram com um lanche à base de bolo e ovos de Páscoa.
Desse modo, os estudantes participaram ativamente das atividades e os professores cumpriram com responsabilidade a missão de facilitar a aprendizagem, garantindo o sucesso da educação que é apoiada e acompanhada de perto pela Secretaria Municipal de Educação que tem à frente o Secretário Alenildo Melo e sua equipe técnica.