PSE em ação: cidadania e qualidade de vida
- Detalhes
- Categoria: Geral
- Publicado: Sexta, 19 Abril 2019 18:22
- Escrito por Elisângela Régia
Visando atender as demandas apresentadas pelas Escolas Municipais de Brasileira, o PSE (Programa Saúde na Escola) cujo objetivo é atuar na promoção de saúde, em parceria com os processos educativos que garantam a ampliação de direitos, a prevenção a violações desses direitos, o cuidado e atenção aos estudantes foi realizado recentemente um trabalho de conscientização na Escolas Gil Meneses (Sede), Escola Constância Rosa (Mocambinho) e Escola Nova Veneza (Piçarra).
Escola Municipal Gil Meneses - Palestras sobre Bullying e Preconceito
Na Escola Gil Meneses os temas estudados foram "Bullying e Preconceito" e Higiene. As palestras foram proferidas pela Enfermeira Aline Justino (Coordenadora do PSE em Brasileira) e pela Psicológa Jaira Jucá. Sobre bullying as palestrantes enfatizaram o conceito, mostraram exemplos e suas consequências. Elas esclareceram que zombarias, exclusão, rejeição, mexericos e até empurrões são atitudes agressivas caracterizadas como Bullying e são muito comuns no ambiente escolar, mas a partir do momento que se toma consciência do impacto negativo dessas atitudes sobre as vítimas, essas ações são repreendidas pela sociedade, o que caracteriza a importância de se falar sobre isso na escola.
Escola Gil Meneses - Palestras sobre Bullying e Preconceito
Por isso as palestrantes destacaram a empatia e o respeito mútuo entre os alunos, desenvolvendo dinâmicas que favoreceram a compreensão dos estudantes sobre as consequências do bullying e esclarecendo que essa violência promove a baixa estima, atrapalha o desenvolvimento da vítima, na escola e fora dela, denegrindo sua imagem para os outros e para si mesma, interferindo diretamente na identidade do ser humano, com alguns casos chegando ao suicídio, sendo necessário observar os comportamentos dos alunos e filhos (na família) para buscar ajuda.
Escola Gil Meneses - Palestras sobre Bullying e Preconceito
E sobre higiene, o objetivo foi o de conscientizar os alunos a cultivar os hábitos de higiene diários. Na ocasião, a Palestrante, a Coordenadora do PSE, Enfermeira Aline Justino definiu a higiene como o conjunto de meios para manter as condições favoráveis à saúde e repassou aos alunos que esses hábitos não incluem somente a lavagem corporal, mas também diversos outros aspectos como o tipo de alimentação, vestuário e calçado, a postura, as horas de sono diárias e a prática de exercício físico.
5º Ano "A" - Escola Gil Meneses
Já na Escola Constância Rosa de Meneses (Povoado Mocambinho) e Escola Nova Veneza (Povoado Piçarra) o tema em estudo foi "Cultura de Paz e Prevenção da Violência" e foi trabalhado por meio de palestras desenvolvidas pela Enfermeira Aline Justino.
Escola Nova Veneza - Povoado Piçarra - Palestra sobre "Cultura da Paz e Prevenção da Violência"
A ocasião foi propícia para ser enfatizado que o problema para ser enfrentado necessita do comprometimento de todos, escola, saúde, pais, comunidade, igrejas, sociedade civil organizada e poder público, pois é um desafio comum que precisa que as responsabilidades sejam compartilhadas. Durante a ação o debate girou em torno da construção da cidadania, afirmando -se que é preciso um convívio respeitoso capaz de contribuir para a efetivação da garantia dos Direitos Humanos, evitando as manifestações da violência e fomentando a construção da Cultura de Paz. Houve ainda o esclarecimento de que a convivência com o outro e valores como justiça, diversidade, respeito e solidariedade e as diferenças individuais são indispensáveis na prática educativa e precisam ser lembrados todos os dias tanto na escola como também na família.
Escola Constância Rosa de Meneses - Povoado Mocambinho: Palestra sobre "Cultura da Paz e Prevenção da Violência"
Assim, a palestra foi concluída enfatizando -se a importância da escola como centro para a vida social da comunidade, uma vez que o espaço escolar deve ser de diálogo e compartilhamento de relações humanas, as quais devem ser respeitosas, como bem disse a Coordenadora do PSE:
Enfermeira Aline Justino - Coordenadora do PSE em Brasileira
"O trabalho em parceria com ações compartilhadas entre saúde e educação geram cidadania e melhor qualidade de vida, pois a integração de saberes, de práticas, de responsabilidades e de cuidado na perspectiva de fomentar uma postura cidadã dos educandos é fundamental para que se garanta direitos e se promova uma cultura de paz, por isso, partindo dessa premissa é que as atividades do PSE recebem sempre o apoio da comunidade escolar, bem como dos Secretários Municipais de Educação, Alenildo Melo e de Saúde, Silvino Ribeiro, afinal, o trabalho em equipe sempre gera melhores resultados".