Psidetox - Porque viver bem é bom demais!
- Detalhes
- Categoria: Saúde
- Publicado: Domingo, 11 Novembro 2018 11:18
- Escrito por Maria Junilde
A terapia de grupo é uma prática terapêutica ainda pouco difundida e praticada, mas que apresenta bons resultados e tem ajudado muitas pessoas a superar problemas. Ela é feita em grupos de pessoas que se encontram semanalmente, para trocar experiências, compartilhar dores e sofrimentos e procurar apoio em momentos difíceis.
O principal motivo que faz com que as pessoas não procurem essa forma de terapia é a vergonha ou a dificuldade de expor seus problemas para outras pessoas. Esse receio é totalmente compreensível, mas na prática não tem fundamento, pois todos que participam do grupo estão dispostos a ouvir e apoiar e não para julgar, ridicularizar ou menosprezar os outros participantes. Sigilo é um dos critérios importante.
Sentir que existem pessoas que se importam com você e com a sua dificuldade
Superando a desconfiança, timidez e incredulidade é hora de aproveitar os benefícios da terapia de grupo, que são muitos. O principal deles é estar em contato com pessoas que estão passando por situações parecidas com as suas.
Ao interagir e trocar experiências com pessoas que estão vivendo situações iguais ou semelhantes às suas, as pessoas ficam mais próximas e preocupadas umas com as outras.
Nos grupos livres, as questões, problemas e interesses variam de pessoa para pessoa. Nos grupos temáticos, as questões são específicas como, por exemplo, obesidade, álcool, drogas, depressão, terceira idade, gravidez, luto e etc..
Caso você ou alguma pessoa conhecida esteja com dificuldade para encontrar apoio ou solucionar alguma questão, considere a terapia em grupo como opção. Saiba que existem grupos de pessoas coordenados por profissionais capacitados que estão dispostos e têm condições de te ajudar.
Aqui em nossa Brasileira você encontrará total apoio no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) mais precisamente com a Psicóloga Jaira Jucá, que tem orientado com muito sucesso os grupos da sede, Mocambinho, Piçarra e Saco dos Polidórios.
Fonte: por Milena Gonçalves Lhano
Psicologia - CRP 102952/SP
Jaira Jucá Psicológa
Maria Junilde TE
Secretaria de Saúde de Brasileira Pi, 08/11/18