Secretaria Municipal de Saúde realiza o Projeto PSIDETOX
- Detalhes
- Categoria: Saúde
- Publicado: Sexta, 05 Abril 2019 13:50
- Escrito por Elisângela Régia
Grupo "PSIDETOX" da Zona Urbana
A Secretaria Municipal de Saúde objetivando melhorar a qualidade de vida da população brasileirense está executando o Projeto PSIDETOX. O projeto é inovador, a nível nacional e em Brasileira é adaptado e conduzido pela Psicóloga Jaira Mendes Jucá que realiza o trabalho em parceria com sua equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), contando com o auxílio do Fisioterapeuta Thiago Aragão e da Nutricionista Floriza Monte.
É importante frisar que o grupo terapêutico une práticas vivenciais, socioeducativas, motivacionais, nutricionais, de relaxamento, entre outras e as atividades acontecem mensalmente na Zona Urbana, na Unidade Mista de Saúde Almiro Mendes da Costa (hospital) e também na Zona Rural, nos Povoados Piçarra e Saco dos Polidórios e em breve será expandido para as comunidades Mocambinho e Poção.
Grupos da Zona Rural
O projeto visa mudanças de hábitos nocivos para a saúde emocional, proporcionando novas formas de pensar e agir diante dos problemas e acontecimentos vivenciados pelos participantes que durante os encontros recebem dicas de “desintoxicação emocional” através de informações e ensinamentos repassados por meio da troca de experiências, roda de conversas, palestras educativas, atividades físicas e técnicas de relaxamento. Vale destacar que no final das atividades são entregues tarefas que devem ser executadas como forma de exercitar o que é aprendido, com a finalidade de que as ações positivas tornem – se hábitos e para isso, como forma de motivação cada membro do grupo recebe uma nota de PSIDETOX (Cupom premiado) para que acumulem e no final do projeto (fim do ano) possam trocar por prêmios. Assim, quem for mais assíduo e obediente ao projeto ganha mais, emocional e materialmente.
Portanto, observa -se que o setor de saúde no Município cumpre sua função garantindo os direitos fundamentais aos munícipes no que se refere à busca de alternativas que possibilitam a harmonia pessoal e boa interação coletiva investindo em estratégias que permitem o convívio social mais saudável, promovendo bem - estar e melhor qualidade de vida.