86 99913-6813


Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna

A Saúde em discussão durante a II Plenária Municipal de Saúde de Brasileira

Na manhã da última sexta - feira, dia 26 de abril aconteceu a II Plenária Municipal de Saúde visando fortalecer a participação popular na gestão em saúde, construir e selecionar propostas prioritárias de Brasileira, as quais serão debatidas durante as etapas estadual e federal nas Conferências de Saúde 2019.


O encontro foi uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, foi realizado no Auditório Adalto Mendes do Amaral na Sede da Secretaria de Saúde  e contou com a presença de Autoridades, Profissionais de Saúde e  representantes da Sociedade Civil Organizada.  As inscrições foram realizadas e a abertura se deu com a formação da mesa de honra e execução do Hino Nacional Brasileiro seguindo - se com os pronunciamentos. O cerimonial foi conduzido pela Agente de Saúde Vanessa Araújo.

Inscrições

]

Mesa de Honra e Hino Nacional

Vice - Prefeito Amarildo Melo acompanhado pelo Presidente da Câmara, Vereador Alan Juciê e Secretário Municipal de Saúde Silvino Ribeiro

Cerimonialista do evento: Vanessa Araujo

]

Agente de Endemias Vicente Gomes e Conselheira Tutelar Lavina Meneses (Responsáveis pelas Inscrições)

Participantes


Quem primeiro se manifestou foi o Secretário Municipal de Saúde Silvino Ribeiro que deu as boas vindas a todos, agradeceu a presença, mencionou a importância do evento como uma oportunidade para fortalecer o controle social numa discussão com a comunidade a fim de que a população aponte as necessidades e num trabalho em equipe os desafios possam ser enfrentados e finalizou desejando uma boa plenária.

Pronunciamento do Secretário Municipal de Saúde Silvino Ribeiro


Em seguida o Vice - Prefeito Amarildo Melo destacou que as plenárias e conferências são fundamentais para o debate e apresentação de propostas de políticas públicas, o que está de acordo com a Campanha da Fraternidade que esse ano trouxe a discussão sobre o tema. "Assim, com essas audiências públicas e participação popular busca -se a melhoria dos serviços públicos e no caso da Saúde, os avanços na qualidade de vida dos brasileirenses", frisou o Vice - Prefeito que desejou sucesso no desenvolvimento do evento.

Vice - Prefeito Amarildo Melo


Deixou sua mensagem também o Dr. Urgel Queirós, ex - Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Brasileira. Ele foi sucinto, mas defendeu que o Conselho é a instituição que objetiva defender a comunidade, que a Plenária oportuniza a discussão de temas relevantes e que somente através da participação popular é que se pode fortalecer as cobranças dos setores responsáveis pela melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele desejou boa sorte e sucesso à nova gestão do Conselho, dispondo - se a colaborar.

Dr. Urgel Queirós


E para o Presidente da Câmara a participação popular nas audiências públicas infelizmente  não é cultura em Brasileira, o que muitas vezes ocasiona a falta de informação que impossibilita a efetivação da cidadania, mas que a organização desses encontros é necessária  para avaliar  os trabalhos no sentido de melhorar o atendimento da população e "enquanto Presidente da Câmara, nos colocamos à disposição para realizar ações do Legislativo que possam beneficiar o fortalecimento dos serviços de saúde em Brasileira", pontuou o Vereador que finalizou seu discurso desejando boa plenária a todos.

Vereador Alan Juciê (Presidente da Câmara)

A Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Brasileira Lusinete Brito reforçou os pronunciamentos anteriores e destacou que as conferências e plenárias são direitos constitucionais e que esses encontros são ideais para se apontar problemas e as possíveis soluções como sugestões, pois para o melhor atendimento da população é imprescindível a participação popular. Ela agradeceu a presença de todos e desejou bom trabalho durante a plenária.

Lusinete Brito - Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Brasileira


Vale ressaltar que o regimento da Plenária foi lido pela Presidente do Conselho Municipal de Saúde Lusinete Brito e o   evento foi constituído por três palestras norteadoras que abordaram os seguintes eixos temáticos: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento Adequado e Suficiente, tendo como palestrantes o Enfermeiro Amado Costa, a Bacharela em Direito Valdenísia Araújo e o Enfermeiro Diego Portela.

Leitura do Regimento da Plenária


O Enfermeiro Amado Costa discorreu sobre o objetivo da II Plenária e Etapas Municipal, Estadual e Nacional. Ele traçou um paralelo entre o "antes" e o "depois" da criação do SUS, destacando a importância da atenção básica para a saúde preventiva, demonstrou desafios a a serem enfrentados, mas também citou avanços e mencionou o bom trabalho desenvolvido pelas competentes equipes multiprofissionais  e por isso defendeu a continuidade do SUS e o seu fortalecimento por meio da participação social, objetivo principal da Plenária, pois somente assim pode -se garantir o direito à saúde para todos, uma vez que "é fundamental que a população brasileira e de Brasileira entenda o atual risco de extinção do SUS e participe das discussões nas Conferências para reafirmar seu desejo de manutenção da Saúde como um Direito Constitucional", enfatizou o Coordenador da Atenção Básica.

Palestrante Enfermeiro Amado Costa


Na segunda palestra a discussão foi em torno do tema geral "Democracia e Saúde" que foi explanado pela Bacharela em Direito Valdenísia Araújo que relembrou fatos históricos, citando a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Brasileira promulgada em 1988 quando a saúde foi elevada à categoria de direito a ser garantido a todos os cidadãos, sendo de obrigação solidária, ou seja, de  responsabilidade compartilhada entre os entes federativos (União, Estado e Município). Ela ressaltou que o Sistema Único de Saúde (SUS) é complexo, mas muito bem elaborado e que de acordo com seus parâmetros o acesso à saúde deve ser igual para todos. Por outro lado, "para que o Estado democrático de Direito seja realmente efetivado é necessária a plena cidadania do usuário que deve ter consciência de seus direitos e deveres, pois a falta de informação dificulta o acesso aos serviços e a garantia do direito à saúde, por isso é tão importante a participação social (que também é um direito) durante as plenárias e conferências  que oportunizam a elaboração de propostas e sugestões", afirmou contundente a Palestrante que ainda proporcionou um momento de reflexão com um diálogo sobre as conquistas e desafios do Estado Democrático de Direito em relação à saúde pública.

Palestrante Valdenísia Araújo (Bacharela em Direito)


E finalizando as palestras o Enfermeiro Diego Portela expôs os eixos temáticos Saúde como Direito e Financiamento do SUS e iniciou citando o pensamento do sanitarista Sergio Arrouca que diz "As necessidades são infinitas, e os recursos são finitos"... Com essa máxima o palestrante influenciou os questionamentos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente no que se refere ao financiamento, dizendo que é preciso refletir se direito à saúde é gasto ou investimento, já que um Sistema de Saúde com qualidade é condição indispensável para o desenvolvimento de um País e assim ele comparou o SUS com sistemas de saúde de outros países qualificando o sistema brasileiro como dinâmico, organizado e bem elaborado, mas que mesmo assim é difícil atender a todas as necessidades, sendo necessário, portanto, um reordenamento econômico, baseado na equidade regional para que haja equilíbrio da distribuição dos valores, bem como o ressarcimento dos gastos com planos de saúde, como reembolso para o SUS, já que os gastos do Município vem crescendo a cada ano, gerando um impacto negativo, pois se tira de onde tem menos. Desse modo, o palestrante foi enfático em afirmar que é preciso pensar no desenvolvimento sustentável, equilibrando os três pilares: social, econômico e ambiental, uma vez que quando se prioriza o social impacta o econômico, por isso uma dica é entender que ou se muda o financiamento ou a forma de acesso aos serviços. Diego Portela ainda continuou pontuando os avanços do SUS e a importância da participação popular e a difusão do conhecimento para a efetivação da cidadania, além de haver uma ouvidoria atuante como um canal de comunicação com a comunidade para a melhoria do controle social obtido através das conferências e plenárias, já que as lutas sociais são uma constante na busca da garantia dos direitos, "sendo de extrema importância os encontros para a partilha de informações, discussão e reflexão sobre os problemas, pautando - se as necessidades e sugestões num diálogo qualificado,para assim evitar os erros e aperfeiçoar os acertos,  enfatizou o Enfermeiro que agradeceu o convite para participar da Plenária em Brasileira e se colocou à disposição para questionamentos citando o pensamento do escritor Alvin Toffer "Os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender".

Palestrante Enfermeiro Diego Portela


O evento continuou com um Coffe Break que se seguiu com a elaboração das propostas, questionamentos, discussões e aprovação das sugestões e eleição dos delegados para a etapa estadual que ocorrerá em Teresina no período de 05 a 07 de junho de 2019. Os delegados eleitos foram:

Grupos de elaboração das propostas


* Lusinete de Brito Lima (Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Brasileira);
* Francisco de Assis Amado Costa Bento ( Coordenador da Atenção Básica em Brasileira);
* Paulo Fernando Meneses Ramos (Enfermeiro);
* Elisângela Régia Alves de Sousa Silva (Professora).

Delegados eleitos para a Etapa Estadual juntamente com o Secretário Silvino Ribeiro (Da esquerda para a direita - Silvino, Amado, Lusinete, Elisângela e Paulo Fernando)


A Presidente do Conselho Municipal de Saúde Lusinete Brito encerrou a Plenária satisfeita com os resultados dos trabalhos e agradeceu a presença de todos.





.




Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna