Hospital Regional de Piripiri, no Norte do Piauí, tem 100% dos leitos de Covid ocupados, diz prefeita

 

Jôve Oliveira (PTB) relatou, em vídeo, recursos escassos, quantidade insuficiente de doses de vacina e a falta de um cronograma de recebimento de doses para grupos prioritários.

O Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, Norte do Piauí, está com seus 54 leitos destinados ao tratamento da Covid-19 ocupados, de acordo com a prefeita da cidade, Jôve Oliveira. A gestora afirmou em entrevista à TV Clube, na tarde desta terça-feira (2), que pacientes estão sendo transferidos para outras cidades.

A unidade de saúde, que atende 22 municípios, possui 39 leitos clínicos e 15 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A prefeita já havia se manifestado sobre a situação em vídeo gravado na segunda-feira (1), quando, dos 54 leitos gerais destinados ao tratamento da doença, apenas três leitos clínicos estavam disponíveis.

No vídeo, a prefeita afirmou que os recursos são escassos, que a quantidade de doses de vacina contra a Covid-19 são insuficientes e que falta um cronograma de recebimento dos imunizantes para os grupos prioritários.

"São dias difíceis em Piripiri. Assim como no restante do Brasil, muitas pessoas se contaminando e precisando de intubação. Tivemos 'lockdown parcial' no fim de semana, mas precisamos de mais atenção", disse a gestora.

 "Eu sei que todo mundo está cansado, ninguém aguenta mais falar de Covid, mas a Covid não cansou da gente", completou a prefeita.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o município de Piripiri, registrou, até o momento, 4.513 casos de Covid-19 e 72 óbitos pela doença.

Jôve Oliveira também pontuou ações que terão mais atenção nos próximos dias para tentar conter a disseminação da Covid-19 no município.

“Vamos fazer a nossa parte investindo em testagem, distribuição de máscaras, álcool em gel e na conscientização e sensibilização das pessoas”, afirmou.
 
FONTE: g1.globo.com