86 99913-6813


Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna

COE discute a subnotificação de casos de covid e possível volta do uso de máscara

Os casos não registrados de covid-19 no Piauí – as subnotificações – viraram um gargalo para as autoridades de saúde do estado.

Infectologistas, pesquisadores e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) vão se reunir hoje (13), às 18h, para discutirem a problemática das subnotificações de casos de covid e a possibilidade de retorno do uso de máscara.

O entrave na tomada de decisões do COE (Comitê de Operações Emergenciais de combate a Covid-19) é justamente as subnotificações nas escolas, nos exames feitos nas farmácias e nas residências.

Segundo o infectologista e membro do COE, José Noronha, os autotestes que têm resultados positivos para a covid não estão sendo computados na Sesapi.

“O que se observa na prática é que os dados em Teresina podem ter subnotificações. As pessoas fazem testes nas farmácias e muitas vezes não buscam as unidades de saúde e fica sem cadastro no sistema”, disse José Noronha. 

O médico reforçou que se a pessoa faz o autoteste, nas farmácias ou em casa, deu positivo, ele precisa ir às unidades de saúde para registrar o caso. 

“É preciso ter a clareza que os testes nas farmácias são apenas uma triagem, que o diagnóstico é feito pelos profissionais de saúde nos hospitais e unidades de saúde que fazem o reteste”, afirmou Noronha. 

Os dados são fundamentais para nortear, inclusive os decretos estaduais.

A Fundação Municipal de Saúde divulgou aumentou em 385% os casos de covid na capital. A prefeitura de Teresina  publicou decreto obrigando o uso de máscaras em hospitais e postos de saúde.

Joé Noronha ressalta que o decreto estadual não liberou o uso de em ambientes de saúde. 

Ele também fez um apelo para que a população tome a terceira e quarta dose da vacina para reduzir o índice de adoecimento da população. 

Fonte:CIDADEVERDE



Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna