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Servidores estão sem pagamento desde agosto, denuncia Sindicato

Mais de 500 servidores do Estado do Piauí estão sem receber o salário referente ao mês de agosto, após problemas no novo sistema de folha de pagamento adotado pelo Governo do Piauí, segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (Sindespi). Os servidores afetados abrange todas as áreas, não somente a Saúde. 

Enquanto uns ficaram sem receber o salário total, outros servidores receberam o pagamento sem descontos. "O Governo do Estado está terceirizando a folha de pagamento. A empresa agora responsável por organizar a folha está com dificuldades de adaptação. Com isso, muitos servidores estão sem receber o salário de agosto. Outros receberam o vencimento sem descontos, por exemplo, do IAPEP/Plamta e estão com medo de precisar de uma consulta, de uma cirurgia, e não poder fazer porque não teve o referido desconto", explica a presidente do Sindespi, Geane Sousa. 

Geane Sousa também cita que alguns servidores não tiveram o desconto de empréstimo consignado e temem que na folha de pagamento do mês de setembro sofra dois abatimentos. "A folha de pagamento de agosto começou no dia 31 de agosto. Hoje já são 22 de setembro e tem centenas de servidores sem o salário, sendo que a folha terminou o pagamento (de agosto) no dia 15 de setembro. Já vai é iniciar o pagamento de setembro". 

Além disso, alguns servidores receberam o contra-cheque com os dados pessoais errados.  "Teve uma servidora com data de nascimento errado, 10 anos mais nova. Outra veio com a escolaridade errada". 

Geane Sousa conta que o novo sistema passou a valer no mês de agosto e logo no primeiro mês de pagamento apresentou inúmeras falhas. "Essa mudança (na folha de pagamento) começou no mês passado, mas a gente não pensou que fosse ter tantos problemas. Esse foi o primeiro mês e estamos nessa situação. No estado todo são mais de 500 servidores afetados". 

O Sindespi informou que já fez todos os requerimentos necessários aos órgãos responsáveis para normalizar o pagamento dos servidores da Saúde. "Fomos à (Secretaria de) Administração, que pediu para irmos até o setor da folha de pagamento da Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde). As pessoas que não receberam com salário entraram com requerimento".  

"Não temos previsão (dos servidores) receber. Solicitamos desde o início do mês e é muita burocracia. Ficam as famílias sem dinheiro para sustentar a casa e suas despesas". 

A Secretaria de Administração e Previdência (SeadPrev) informou que deu início a mais uma fase de implantação do Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape), que reúne na mesma plataforma a gestão de pessoas e a folha de pagamento de ativos e inativos.  

"A partir do mês de agosto, servidores da SeadPrev e das secretarias de Fazenda, Justiça, Saúde, da Polícia Militar e do Instituto de Metrologia passaram a ter seus contracheques gerados pelo novo sistema. Das 22 mil folhas de pagamento produzidas pelo Siape em agosto, 144 apresentaram inconsistência de dados bancários ou cadastrais. Desse universo, cerca de 90% dos casos já foram resolvidos. Os demais casos estão sendo analisados, de forma a garantir que nenhum servidor tenha qualquer prejuízo em relação à sua remuneração.

"A SeadPrev reitera o sucesso da implantação do Siape, tendo em vista os benefícios da plataforma e o pequeno número de ocorrências diante do universo de pessoas contempladas. Os servidores que tiverem qualquer problema em relação a pagamento podem entrar em contato com a Coordenação da Folha de Pagamento da SeadPrev, pelo número (86) 3216-2115 Ramal 212". 

 

Cidadeverde.com 

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Caixa paga auxílio emergencial para 3,9 mi nascidos em junho

A Caixa Econômica Federal paga hoje (16) auxílio emergencial para 3,9 milhões de beneficiários nascidos em junho. O pagamento de hoje faz parte do ciclo 2, que começou pelos beneficiários nascidos em janeiro, no dia 28 de agosto. Essa etapa de pagamentos vai até 27 de outubro.

Neste ciclo, mais três grupos foram incluídos: trabalhadores que fizeram o cadastro nas agências dos Correios entre 2 de junho e 8 de julho; trabalhadores que fizeram a contestação pelo site da Caixa ou App Caixa Auxílio Emergencial de 3 de julho a 16 de agosto e foram considerados elegíveis; beneficiários que tenham recebido a primeira parcela em meses anteriores, mas que tiveram o benefício reavaliado em agosto. No caso das reavaliações, o benefício foi liberado novamente para 148 mil pessoas.

Os recursos podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem. Com ele é possível pagar boletos e fazer compras na internet e nas maquininhas em mais de 1 milhão de estabelecimentos comerciais.

O calendário de pagamentos do auxílio emergencial é organizado em ciclos de crédito em conta poupança social digital e de saque em espécie. Os beneficiários recebem a parcela a que têm direito no período de acordo com o mês de nascimento. Para os beneficiários nascidos em junho, os saques e transferências serão liberados no dia 6 de outubro.

Fonte: Agencia Brasil

Agências do INSS retomam atendimento presencial a partir desta segunda (14)

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomam as atividades presenciais a partir desta segunda-feira (14) em todo o país. Nesta primeira fase de reabertura, somente os atendimentos agendados previamente serão realizados nas agências, incluindo, em alguns casos, a retomada da perícia médica previdenciária, que ocorrerá apenas em unidades específicas.

De acordo com o INSS, cerca de 600 agências estarão reabertas. O número representa menos da metade das unidades do INSS, mas corresponde às maiores agências, as que tem maior capacidade de atendimento. O governo deve divulgar ao longo da semana a lista completa das agências abertas, mas o segurado já pode consultar a informação no aplicativo Meu INSS ou no telefone 135.

"As pessoas só devem ir às agências estando com agendamento prévio feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS. Qualquer dúvida pode ser tirada pelo 135 ou pelo chat Helô. dentro do aplicativo", afirmou o presidente do INSS, Leonardo Rolim Guimarães, na última sexta-feira (11), ao anunciar a reabertura. O horário de funcionamento das agências será de 7h às 13h, de segunda a sexta.

"Um outro ponto importante que a gente precisa lembrar as pessoas é que não devem procurar agendamento para aqueles serviços que podem ser feitos de forma remota, por exemplo, uma aposentadoria, pensão, salário-maternidade. Esses serviços continuam sendo feitos remotamente", acrescentou Rolim. 

Procedimentos de reabertura

Além do número limitado de atendimentos, as pessoas que forem às agências devem usar máscaras e ter a temperatura corporal aferida por meio de termômetro infravermelho. Se for constatada temperatura acima de 37,5 graus, o segurado não poderá nem sequer entrar na agência, e ainda será orientado a procurar um serviço médico.

As orientações incluem chegar pouco antes do horário marcado, para evitar a formação de filas, e manter o distanciamento mínimo de um metro das outras pessoas. Servidores do INSS usarão equipamentos de proteção individual durante os atendimentos. No caso das agências que contarão com o serviço de perícia médica previdenciária, houve um reforço ainda maior nos protocolos de higiene.

Entre os serviços que poderão ser realizados presencialmente estão o cumprimento de exigência, avaliação social, justificação administrativa ou social (caso em que a pessoa precisa levar um documento para comprovar tempo de serviço que não não está no cadastro oficial), reabilitação profissional e perícia médica (apenas em algumas agências).

Antecipação de benefícios

Desde março, quando o atendimento presencial foi suspenso, o INSS informou que foram concedidas antecipações de 186 mil benefícios de Prestação Continuada (BPCs), pago a pessoas com deficiência, e 876 mil antecipações de auxílios-doença. Ainda segundo a autarquia, o governo reduziu a quantidade de requerimentos que estavam sob análise do INSS desde o início da pandemia.

Em junho do ano passado, quando a fila de requerimentos que dependiam de um parecer da autarquia chegou ao ápice, havia um total de 2,32 milhões de pedidos em análise. Em janeiro desse ano, a fila tinha caído 1,635 milhão. No início da pandemia, em março, quando o INSS fechou o atendimento ao público, houve uma nova redução, para 1,30 milhão. Hoje, essa fila está em 758 mil.

Apesar da redução do número de requerimentos sob análise do INSS, aumentou a quantidade de requerimentos em exigência, que são aqueles que dependem de uma informação complementar ou documento por parte do segurado. Atualmente, esses requerimentos somam 906 mil na fila.


Fonte: Com informações da Agência Brasil


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