86 99924-3051


Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna

Cerimonia dos 167 anos de Teresina é marcado por manifestações



O tradicional corte do bolo de Teresina foi marcado por protestos de moradores da Zona Norte e pela prisão de um jovem pela Guarda Municipal de Teresina. A cerimônia, que contou com a presença do prefeito Firmino Filho, aconteceu no final da tarde desta sexta-feira, 16, no bairro Poty Velho, zona Norte, em comemoração ao aniversário de 167 anos da capital piauiense.

O protesto teve início após a chegada do prefeito Firmino Filho à Praça do Poty Velho, local marcado para a cerimônia. Durante a distribuição do bolo, cerca de 30 moradores de bairros do entorno do Parque Lagoas do Nortes manifestaram-se contra a demolição de moradias da região com cartazes e frases contra o prefeito de Teresina. 

Segundo os manifestantes, o projeto Lagoas do Norte estaria adoecendo e matando moradores devido a uma suposta repressão causada pela Prefeitura de Teresina. A região está passando pela segunda fase do projeto, que abrange cerca de 13 bairros da zona Norte.

"Ele está derrubando as casas dos pobres, Teresina foi construída por nós. O prefeito nos persegue não é de hoje, é a vida toda. As mulheres estão doentes, os jovens estão se suicidando, por perseguição desse prefeito. Teresina não vê, não enxerga nosso sofrimento. Nós ajudamos a construir essa cidade e esse prefeito nos massacra, esconde a nossa história. Eu estou lutando por justiça social", destacou uma moradora. 

Um vídeo gravado pela equipe do O DIA mostra o momento exato em que o jovem foi capturado por guardas municipais e levado algemado para uma viatura. Manifestantes que também participaram do protesto tentaram impedir a prisão.

O jovem, que não teve a identidade revelada, é integrante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Ele foi detido e algemado após o grupo se manifestar jogando bolo e outros alimentos na área reservada para o corte do bolo, onde se encontrava o prefeito de Teresina e outras autoridades do município.

Jovem foi levado algemado para a Central de Flagrantes. (Foto: Nathalia Amaral/O Dia)

Segundo o comandante da Guarda Municipal de Teresina, o capitão Monteiro, o jovem foi detido por desobediência. "Esses caras chegaram aqui querendo bagunçar, jogando bolo, jogando coisas no prefeito e na população, tem que ter respeito pela população. Não teve negócio de bater, nem abuso de autoridade, só fizemos conter eles", alegou. De acordo com o comandante, o manifestante detido foi conduzido à Central de Flagrantes.

Após a prisão, o prefeito Firmino Filho deixou o local do evento e não quis comentar o caso.

Corte do bolo

Cerca de dois mil moradores de bairros da Zona Norte de Teresina estiveram presentes na cerimônia do corte do bolo do aniversário da Capital. Com a presença da banda da PMT, 16 de Agosto, os moradores se aglomeraram para cantar parabéns pelos 167 anos de Teresina e celebrar a história da cidade.

Bolo de aniversário tinha oito metro e 167 quilos. (Foto: Nathalia Amaral/O Dia)

Este ano, o tradicional bolo da cidade teve oito metros de comprimento e 167 quilos. Segundo o confeiteiro Mauro Sérgio, uma equipe de cinco pessoas levou cerca de 24 horas para concluir a preparação do bolo, que teve como tema "Teresina: Aqui se faz futuro". "Está caprichado, estamos com 24 horas que começamos a preparação, começamos ontem de manhã e paramos apenas para dormir. São oito metros de massa branca, com recheio de beijinho e cobertura de glacê", revelou.

Prefeito Firmino Filho esteve presente na cerimônia. (Foto: Nathalia Amaral/O Dia)

O prefeito Firmino Filho cantou parabéns junto com os moradores e apagou as velas dos 167 anos da cidade. "O aniversário de uma pessoa é uma data muito importante porque a gente celebra a vida,  assim como uma cidade, em que no aniversário nós celebramos a vida e a história da cidade", destacou.



Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna Banner Botão Coluna